Por que a música nos provoca prazer?
O intenso prazer que sentimos ao escutar música provoca no cérebro a secreção de dopamina, um neurotransmissor que também é liberado ante prazeres mais concretos associados à alimentação, o sexo, o consumo de drogas ou o dinheiro, segundo um estudo publicado na revista Nature Neuroscience.
Utilizando aparelhos de diagnóstico por imagens, a equipe de Valorie Salimpoor e Robert Zatorre, da Universidade McGill de Montreal, mediu a secreção de dopamina e a atividade cerebral de uma dezena de voluntários ao escutar música instrumental, sem vozes humanas. O escâner mostrou que o cérebro dos participantes liberava mais dopamina -o neurotransmissor do prazer- em uma região chamada núcleo estriado quando os voluntários escutavam suas canções favoritas. Entre as melodias escolhidas pelos participantes destacaram o "Adágio para cordas" de Barber, o segundo movimento da "Nona sinfonia" de Beethoven e o "Au clair de la lune" de Debussy.
Assim mesmo, as análises revelaram que a dopamina é liberada no momento culminante da melodia, quando esta nos faz estremecer literalmente em um arrepio, na mesma região relacionada à euforia produzida pelo consumo de cocaína. Mas ademais, uns segundos antes, produz-se uma descarga de dopamina na área vinculada à antecipação e as predições.
- "Estamos mais próximos de entender por que estímulos abstratos como a música e a arte nos produzem prazer, apesar de que não são necessários para a sobrevivência", afirmam os autores, que asseguram que a música funciona como um amplificador das emoções.
Via | Physorg.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!