Assim a LRO melhorou nosso conhecimento da superfície lunar

LuisaoCS

Teria muitas maneiras de explicar como o instrumental a bordo da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) ajudou a cartografar a superfície da Lua e melhorar nosso conhecimento de sua orografia, mas este vídeo comparativo fala por si só. À direita é possível ver as imagens tomadas pela LRO e à esquerda as imagens do Unified Lunar Controle Network, um mapa construído em 2005 a partir dos dados dos que se dispunha até então graças às missões Clementine, Apollo, Mariner 10, e Galileo, além das observações desde a Terra.

- "Após um ano coletando dados, temos 3 bilhões de pontos de referência feitos pelo altímetro da LRO", afirma o doutor Gregory Neumann, do centro Goddard da NASA. Este aparelho, conhecido pelas siglas LOLA (Lunar Orbiter Laser Altimeter), permitiu traçar o mapa mais preciso de nosso satélite graças à emissão de cinco pulsos laser que escaneia sistematicamente a superfície lunar.

- "Os erros posicionais do lado longínquo da Lua eram de 1 a 10 quilômetros. Estamos superando isto e rebaixando-o ao nível de 30 metros ou menos espacialmente e um metro verticalmente", explica Neumann. A diferença que há entre ter 3 bilhões de referências e 9 milhões que tínhamos até agora.

Via | NASA’s LRO Creating Unprecedented Topographic Map of Moon - NASA.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!