Alguns problemas de saúde de 1911 seguem vigentes em 2011

LuisaoCS

Alguns problemas de saúde de 1911 seguem vigentes em 2011

O primeiro editorial de 2011 da prestigiosa revista The Lancet olha 100 anos atrás e analisa outro editorial publicado pela própria revista, com o título "As promessas de 1911", no qual fica evidente que muitos dos temas médicos relevantes de cem anos atrás seguem hoje vigentes.

O editor da publicação médica em 1911, Squire Sprigge, falava do "demônio da tuberculose", uma doença infecciosa que hoje segue atuante: 2,7 milhões de pessoas morreram no ano passado por causa do bacilo da tuberculose, a maioria na África, e nos últimos anos surgiram variações resistentes aos antibióticos.


A raiva, a difteria e a sífilis, preocupantes no século XX, também causam estragos hoje em dia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por outro lado, se no editorial de 1911 propunha-se como desafio fundamental descobrir as causas do câncer, atualmente, apesar de que temos identificado grande parte de suas causas (vírus, fumo, radiação ultravioleta…), a doença segue sendo um problema, em muitos casos intratáveis.

Por outra parte, apesar de ter decorrido um século entre ambos os artigos, a anestesia, a segurança alimentícia, o vício à cocaína e inclusive a homeopatia –à qual Sprigge se referia como "o perigo dos charlatães"- foram e continuam sendo temas de preocupação e debate entre os especialistas em saúde.

Via | npr.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!