Marie Curie: dez vezes número um
Inteligência, rigor, vontade, imaginação, paixão... foram algumas das qualidades de Marie Curie, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel. Mas tem algumas coisas na qual ela também foi pioneira que poucos conhecem, por exemplo:
- A primeira de sua classe quando terminou aos 15 anos os estudos de bacharelado (1883). Recebeu na ocasião uma medalha de ouro.
- A primeira mulher graduada em Física na Universidade de Sorbone. Naquele ano (1893) somente duas mulheres se graduaram em toda a Universidade de Paris. Marie foi, também, a primeira da classe.
- A primeira pessoa em utilizar o termo radioatividade (1898).
- A primeira mulher na Europa que recebeu o doutorado em Ciências (1903).
- A primeira mulher em receber um Prêmio Nobel de Física (1903). O prêmio foi-lhe outorgado, conjuntamente com seu esposo Pierre e com Henri Becquerel, pela descoberta da radioatividade.
- A primeira mulher que foi professora e chefe de laboratório na Universidade da Sorbone (1906).
- A primeira pessoa em ter dois Prêmios Nobel. O segundo seria de Química, em 1911, por ter preparado o Rádio e pesquisado seus compostos.
- A primeira mulher que foi membro da Academia Francesa de Medicina (1922).
- A primeira mãe Nobel com uma filha Nobel. Em 1935 sua filha Irene obteve o prêmio em Química.
- A primeira mulher em ser enterrada sob a cúpula do Panteão por méritos próprios (1995).
Notícias relacionadas:
Comentários
Fantástico mesmo. Para mim, ao lado de poucos como Platão, Demócrito, Galileu, Kant e Wittgenstein, estão Tesla, Einstein e Marie Curie. Sou amante dessa mulher desde criança. Foi uma de minhas inspirações para estudar Física.
Acabei de pensar aqui Admin: você bem que poderia preparar uma série de posts sobre ela, assim como preparou tantos sobre Tesla. Abraços (fraternos também) =D
Por isso que amo a música Straolar do vintersorg em tributo à Marie Curie!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!