Placebos que funcionam inclusive quando o paciente sabe que é um falso remédio
Um placebo é um composto farmacológico utilizado nos testes de futuros medicamentos como substância de controle. Não tem nenhum efeito para a saúde, é tão inócuo como um copo de água, mas as pessoas aos quais ele é administrado não sabem que não é o medicamento em teste o que estão tomando e assim é possível efetuar um acompanhamento da cura das pessoas a quem é administrado o medicamento real.
Em alguns casos produz-se o chamativo efeito de que algumas pessoas experimentam melhoras em seus sintomas apesar de estarem tomando o placebo. Mas o mais curioso é que recentes estudos demonstram que há casos nos quais inclusive se a pessoa sabe que o que está tomando é o placebo... se cura da mesma forma!
O chamado efeito placebo produz-se quando alguém toma um composto na convicção de que é um medicamento eficaz contra alguma doença que padece e melhoram os sintomas apesar de que, evidentemente, o que está tomando não tem incidência alguma em dita melhora.
Uma equipe composta por pesquisadores de diversos centros médicos chegaram a uma conclusão quanto menos surpreendente depois de realizar um estudo sobre a administração de placebos a diferentes pacientes informando-lhes previamente de que se estavam sendo medicados com uma substância que não teria nenhuma incidência em sua doença, em concreto estavam estudando pacientes com problemas de cólon irritável, que melhoraram de seus sintomas ainda que soubessem que o que estavam tomando não tinha nenhum efeito. Estamos ante a falência das empresas farmacêuticas em frente aos fabricantes de pastilhas de menta?
Via | PLoS ONE.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!