O primeiro exoplaneta de carbono?
Sim, confesso que sempre pensei na Terra como um planeta rico em carbono. Toda a vida terrestre se baseia neste elemento, e como bem sabemos a vida na Terra ferve por todos os lados. Mas resulta que na crosta terrestre a quantidade de carbono é bem mais escassa que pensamos.
Por outro lado se pensamos no oxigênio a primeira coisa que vem a mente é atmosfera, certo? Fooommmm!!! Errado novamente, pelo menos em parte. O oxigênio encerrado no silicato das rochas constitui quase 50% da superfície que nossos pés pisam. Por conseguinte, se pensamos em termos geológicos, a Terra é rica em oxigênio mas não em carbono.
Conto estas curiosidades porque os astrônomos creem ter descoberto agora um planeta verdadeiramente rico em carbono. Sua descoberta foi informada hoje mesmo na revista Nature. O planeta orbita ao redor de uma estrela chamada WASP 12 na constelação Auriga, a uns 800 anos luz de nosso sol. Este estranho mundo chamado WASP 12b é um gigante gasoso ao estilo de Júpiter, mas gira ao redor de sua estrela mãe a uma distância tão curta que sua temperatura superficial pode ser medida em milhares de graus.
Quando os cientistas estudaram o fulgor planetário no espectro infravermelho, descobriram que em seu ar abundavam moléculas de substâncias que transportam o carbono –mais concretamente metano e monóxido de carbono– o que implica que o interior do planeta poderia ser rico em carbetos (união de carbono e metal) em vez de silicatos.
Se assim for, este mundo seria completamente diferente a todos aqueles que conhecemos em nosso sistema solar. O universo empenha-se em surpreender-nos uma vez e outra.
Via | ScienceShot.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!