Confirmado: o Universo é plano
Um estudo da Universidade de Provence em Marselha (França), que empregou a medição da geometria de pares de galáxias distantes, confirma que o Universo é plano e indicam que a energia escura é provavelmente a constante cosmológica de Einstein. Os resultados do trabalho foram publicados na revista Nature.
A expansão acelerada do Universo parece requerer a existência de uma energia escura que se opõe à gravidade. Em princípio, é possível estudar a expansão cósmica ao analisar as distorções impostas sobre as estruturas distantes através da geometria do tempo espacial. Na prática, no entanto, os movimentos locais não cosmológicos dos objetos astronômicos tornam esta prova difícil de implantar.
Os pesquisadores, dirigidos por Christian Marinoni e Adelina Buzzi, superaram este problema ao aplicar o teste geométrico a pares de galáxias distantes em órbita. Após calibrar seu método utilizando pares de galáxias próximas, os autores então descobriram que a aparente geometria de pares distantes requer que o Universo seja plano.
Ademais, quando combinaram os dados com observações de agrupamentos de galáxias a grande escala, os dados identificam a constante cosmológica de Einstein, equivalente a uma energia do vazio proposta, como a provável explicação para a energia escura.
Via | BBC News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Yup, that sohlud defo do the trick!
To think, I was confused a mnuite ago.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!