As cenouras e os brócolis alongam a vida
Os níveis elevados do antioxidante alfa-caroteno, presente em alimentos como cenouras, brócolis ou o espinafre, no sangue, estão diretamente relacionados com um menor risco de morte prematura, segundo um novo estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine.
- "Os danos produzidos pelo oxigênio no DNA, as proteínas e os lipídeos podem estar implicados no desenvolvimento de doenças crônicas como cardiopatias e câncer", explicam os autores deste estudo, liderado por Chaoyang Li, pesquisador do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (EUA).
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores avaliaram a relação entre o alfa-caroteno e o risco de morte entre 15.318 adultos maiores de 20 anos que participaram no Estudo de Acompanhamento da Terceira Enquete Nacional de Saúde e Nutrição. Os participantes submeteram-se a um exame médico, proporcionando amostras de sangue entre 1988 e 1994 e foram acompanhados até 2006 para determinar se tinham falecido e a causa.
Na decorrência do estudo faleceram 3.810 participantes e o risco de morte foi denodadamente menor entre os que apresentavam níveis mais altos de alfa-caroteno no sangue. Em concreto, em comparação com as pessoas que tinham níveis de alfa-caroteno no sangue entre 0 e 1 microgramas por decilitro, o risco de morte durante o período do estudo foi 23% menor para aqueles que tinham concentrações entre 2 e 3 microgramas por decilitro; 27% menor para os que tinham concentrações entre 4 e 5 microgramas por decilitro; 34% menor para os que tinham concentrações entre 6 e 8 microgramas por decilitro e finalmente 39% menor para os que tinham concentrações de 9 microgramas por decilitro ou mais.
Os carotenoides, entre os quais se incluem o betacaroteno, o alfa-caroteno e o licopeno, sãoproduzidos por plantas e microrganismos e agem como antioxidantes. Os pesquisadores acrescentam que ainda que a alfa-caroteno é similar desde o ponto de vista químico ao betacaroteno, o primeiro poderia ser mais eficaz à hora de inibir o crescimento das células cancerígenas no cérebro, fígado e pele.
- "Os resultados de um estudo sobre a relação entre o consumo de frutas e verduras e o risco de câncer de pulmão sugerem que o consumo de verduras amarelo-alaranjadas (cenouras, batatas e abóboras) e verde escuro (brócolis, feijões verdes, ervilhas, espinafres, nabos, couve e alface), com um conteúdo elevado de alfa-caroteno, está mais estreitamente associado com uma redução do risco que o consumo de todos os demais tipos de verduras", sublinham.
Via | Science Daily.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!