A idade de uma pessoa está escrita em seu sangue

LuisaoCS

A idade de uma pessoa está escrita em seu sangue

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade Erasmus MC em Roterdã (Holanda) descobriram que é possível estimar a idade de uma pessoa a partir de uma gota de seu sangue. O método poderia ser aplicado de forma imediata em medicina forense para calcular a idade de criminoso ou de pessoas desaparecidas a partir de amostras de sangue recolhidas na cena do crime.

Segundo publicou ontem a revista Current Biology, o novo método aproveita o mecanismo de ação de um tipo de células de nosso sistema imunológico, os linfócitos T, que reconhecem a presença de microrganismos invasores e células estranhas. Esta capacidade depende de diferentes receptores especializados em identificar um tipo concreto de molécula (antígeno) procedente de vírus, bactérias ou inclusive células anômalas como as cancerígenas.

No processo de produção desses receptores geram-se dejetos chamados TRECs, fragmentos circulares de DNA cujo número diminui de forma constante com o passar do tempo. Quantificando a quantidade de TRECs no sangue, Manfred Kayser e seus colegas conseguiram estimar a idade de 195 pessoas, com uma margem de erro máxima de nove anos. os pesquisadores sugerem que o teste poderia ser usado para situar pessoas não identificadas dentro de um intervalos ao redor de 20 anos.

Via | Society of Biology.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!