Os macacos também fazem amigos
Os macacos macho da espécie Macaca assamensis estabelecem relações próximas e estáveis com outros machos de seu grupo com os quais não tem parentesco. Estas relações são parecidas às de amizade em seres humanos, e a motivação para manter estes laços é de natureza política, segundo revela um artigo publicado na revista Current Biology.
Oliver Schülke, da Universidade Georg August-Göttingen da Alemanha, e sua equipe centraram-se em estudar o comportamento dos machos selvagens da família do macaco de Assam, que vivem na Tailândia.
O estudo demonstra que os machos mantêm relações sociais com outros machos, passam tempo juntos e se asseiam uns a outros. Ademais, os cientistas comprovaram que os machos com vínculos mais fortes com outros machos tendem a formar coalizões que predizem um futuro domínio social. A força dos laços sociais dos machos está vinculada diretamente com o número de filhotes que têm.
- "Pela primeira demonstramos que o fato de ter amigos íntimos outorga mais sucesso aos machos no que se refere ao status social e à paternidade", afirmam os autores.
- "Demonstramos que as vantagens das relações sociais se acumulam através da manipulação das relações próprias e alheias, e essa é uma boa definição de política", concretiza Schülke.
Segundo o cientista, estes laços não afetam diretamente o acesso a recursos, senão que também ajudam os machos a subir posições na escala social e a permanecer ali as custas de que outros machos percam seu status.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!