No futuro teremos cidades iluminadas por árvores

LuisaoCS

No futuro teremos cidades iluminadas por árvores

Cientistas taiwaneses conseguiram criar algo fascinante, plantas que geram luz por si mesmas de forma natural, à vegetação de Pandora. Bom, nem totalmente de forma natural, digamos que graças à ajuda da nanotecnologia. O grupo de investigação liderado por Iene Hsun Su na Universidade nacional Cheng Kung criou bio-LEDs sintetizando nano-partículas de ouro com a forma de ouriços do mar e introduzindo-as por difusão em plantas Bacopa Caroliana.


Graças a isto induziram à clorofila das folhas a emitir luz vermelha. Mas não foi só isto, também faz com que as plantas absorvam mais CO2. Desta maneira além de reduzir o consumo energético, diminuiria a geração de poluição, conseguindo ademais abaratar o custo das instalações urbanas.

O problema é que ainda não oferecem muita luminosidade, mas estão seguros de que poderão otimizá-lo até que chegue a ser uma opção viável no futuro. Parece uma resposta à iluminação pública das cidades, mas algumas perguntas não querem calar: terminarão as árvores dando vida as Ents? Que acontecerá se alguém comer o fruto de uma árvore de luz? Como se apaga uma árvore? E o mais importante, onde teremos sombra nos parques do futuro?

Via | RSC Publishing.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

muito interessante

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!