Uma de cada quatro estrelas poderia ter planetas do tamanho da Terra
Esta é a conclusão de uma equipe de astrônomos da Universidade da Califórnia, em Berkeley, depois de estudar 166 estrelas do tipo G -como o Sol- e tipo K -estrelas laranja com menor massa que nosso Sol-, a menos de 80 anos luz de distância de nosso planeta, com ajuda do Observatório Keck do Havaí. Ao todo encontraram 22 estrelas com planetas detectáveis.
- "Se apanhamos 100 estrelas típicas similares ao Sol, só uma ou duas têm planetas do tamanho de Júpiter, seis têm planetas como Netuno e 12 teria super-Terras, isto é, com uma massa de 3 a 10 vezes superior à de nosso planeta", explica Andrew Howard, autor do estudo. Quanto a planetas de tamanho similar à Terra, predizem que há pelo menos 23 para cada 100 estrelas.
- "O que isto significa é que se a NASA desenvolver novas técnicas durante a próxima década para encontrar planetas similares ao nosso não terá que buscar muito longe". O seguinte passo é averiguar quantos destes planetas poderiam hospedar vida humana.
- "Um dos objetivos da astronomia é encontrar o valor da 'eta-Terra', isto é, a percentagem de estrelas como o Sol que têm uma Terra", aponta Howard. "Esta é uma primeira estimativa, e possivelmente o número real seja de uma em cada oito. Mas não de uma em cada 100, e isso já é uma grande notícia", assegura.
Via | Keck Observatory.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!