Google doará 5 milhões de dólares à inovação no jornalismo digital

LuisaoCS

Notícias digitais

Google vem sendo continuamente acusado pela morte do jornalismo convencional e das mídia tradicionais, devido a seu sistema de indexação de notícias que roubaria o público de diários de todo mundo. No entanto, a companhia assegura que se importa muito com as notícias e que por isso outorgará 5 milhões de dólares para impulsionar os esforços de organizações não governamentais que promovam a inovação em jornalismo digital. Segundo explicaram no anúncio em seu blog:


O jornalismo é fundamental para o funcionamento de uma democracia. Então à medida que as organizações da mídia a nível global continuam ampliando sua presença on-line, estamos ávidos por desempenhar nossa parte desde o lado da tecnologia. Mas enquanto nós nos enfocamos majoritariamente em trabalhar com as organizações de notícias para desenvolver melhores produtos para os usuários, também achamos que é crucial incentivar a inovação desde a raiz.

Neste plano, 2 milhões de dólares já foram outorgados à John S. and James L. Knight Foundation, que desenvolve programas orientados à inovação do jornalismo, e repartirá um milhão para a criação de bolsas e subvenções nessa área, outro milhão para o Knight News Challenge que aceita propostas para patrocínio de qualquer lugar do mundo e do qual já saíram projetos como o DocumentCloud.

Os restantes 3 milhões vamos destinar a ações similares, mas fora dos Estados Unidos, e por isso estamos buscando uma colaboração similar à da Knight Foundation, para ajudar a florescer novas ideia para alentar à experimentação, que o Google sempre perseguiu como um valor primordial.

Em um mundo no qual a mídia tradicional não sabe mais o que fazer para seguir se financiando, é necessário que apareçam novas ideia que permitam criar modelos diferentes, o que torna este prêmio muito bem-vindo. Por outro lado, lógico, é um tipo de lavagem de imagem para o Google que acena a mão tentando fazer as pazes com o jornalismo, depois de uma longa relação de amor e ódio.

Via | Blog do Google.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!