Índia está construindo o maior imã do mundo
O gigantesco imã que estão construindo na Índia supera tudo o que é conhecido até agora e com bastante diferença. Até agora o imã de 37.500 toneladas do CERN era o maior do mundo, mas as 50.000 toneladas de ferro imantado que a Índia está construindo sob a terra o superará quando a obra terminar.
Mas para que se dedicam a enterrar essa ingente quantidade? Trata-se de um observatório de neutrinos. A razão de construí-lo sob a terra é para que não seja afetado pelos raios cósmicos.
Os neutrinos interacionarão com o ferro soltando partículas carregadas cujas trajetórias serão modificadas pelo campo magnético do imã. O ferro está disposto em camadas com um total de 30.000 sensores entre elas que proporcionarão os resultados dos experimentos.
O observatório INO (Indian Neutrino Observatory) custará à Índia 250 milhões de dólares e está localizado em uma reserva natural de Bodi West Hills, no estado de Tamil Nadu. A zona é perfeita graças a blindagem proporcionada pelas colinas, mas atravessa um corredor de passagens de elefantes e perto há uma reserva de tigres, de modo que queiram ou não, além do comportamento dos neutrinos veremos como os ímãs gigantes afetam estes animais.
Via | New Scientist.
Notícias relacionadas:
Comentários
Afetam alguns orgãos de orientação dos animais, sim.
...imãs não afetam seres orgânicos.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!