O solo lunar contém água, amoníaco, mercúrio e prata

LuisaoCS

Lua

As rochas lunares trazidas a Terra pelos astronautas das missões Apollo não continham água. Naquele momento, os especialistas propuseram que se devia a que, ainda que a Lua tenha se formado há milhares de milhões de anos quando um planeta impactou contra a Terra, o calor fez com que o líquido procedente de nosso planeta se evaporasse, e que a água se perdesse no espaço. No entanto, esta explicação ainda deixava aberta a esperança de encontrar água nas profundos crateras dos polos lunares, em permanente sombra e bastante frios para que a água se conservasse em forma de gelo.


Para comprová-lo, em outubro de 2009 a sonda LCROSS da NASA lançou uma unidade de 2,3 toneladas para que impactasse intencionalmente com a cratera Cabeus, próxima ao polo sul lunar. O impacto projetou um rastro que os instrumentos da LCROSS analisaram, antes de espatifar-se também sobre a superfície lunar.

A última série de análises mostra que o rastro continha água congelada, monóxido de carbono, dióxido de carbono, amoníaco, sódio, prata, hidrogênio e mercúrio, segundo detalhou o geólogo Peter Schultz, da Universidade Brown, na revista Science.

- "Esta cratera parece conter um tesouro de elementos químicos que estão neste lugar em uma permanente escuridão", assinala o pesquisador. Segundo ele, grande quantidade destes elementos provem do bombardeio incessante da Lua por parte de cometas e meteoritos desde milhares de milhões de anos.

O geólogo pensa que um grupo de átomos e partículas destes elementos depositados na superfície da Lua poderiam ter sido liberados por outros impactos de meteoritos. Uma vez liberados do fino pó que forma o solo lunar, estes elementos químicos acabaram nos polos, presos nas frias crateras não banhadas pelos raios solares .


Notícias relacionadas:

 

Comentários

HHIS I sohuld have thought of that!

Articles like these put the consumer in the driver seat-very imoptarnt.

Hot damn, looking pretty ueufsl buddy.

Daqui a alguns anos, já estou vendo os egoistas oportunistas, montando suas mineradoras na lua.

legal

daqui a pouco puxam a lua para pegar os elementos que tem nela...

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!