China impõe um embargo comercial aos EUA
Segundo o New York Times, A China deixou de enviar preciosas matérias primas para os Estados Unidos. Materiais usados, entre outras coisas, para fabricar celulares ou mísseis teleguiados. Coisas que, ao que parece, os estadunidenses gostam muito de fabricar; só que nunca se deram conta que 95% da produção mundial destes peculiares materiais está na China.
Os Estados Unidos e China estão em plena batalha econômica, e isto parece ser uma forma de pressão do país asiático. Algo assim como: "Tio Sam, nem pense em tocar minhas bolinhas senão fecho a torneirinha".
Os materiais que não estão enviando têm nomes estranhos e desconhecidos da maioria das pessoas: a cerita, a allanita e a monazita, entre outras itas. Todos eles minerais que apresentam as chamadas "terras raras" em sua composição.
Estes metais raros existem em todo o mundo, mas o problema é que a China é o único país no mundo que atualmente tem o equipamento necessário para coletar estas terras raras.
O Japão já está na lista negra há um bom tempo, e parece que agora vai ser a vez dos estadunidenses. Que podem fazer para evitá-lo? Ou bem ameaçar em cortar suas (menos importantes) exportações a China, ou... construir o equipamento necessário para escavar e minerar estas matérias primas. Algo, por certo, caríssimo.
Levando em conta que o país nipônico e os EUA são os dois países mais desenvolvidos quanto à tecnologia, é fácil ver os motivos comerciais que há por trás da manobra chinesa, cuja economia emergente quer abrir um espaço fixo e marcante entre as grandes potências. A hegemonia econômica mundial americana começa a ter seus pilares sacudidos.
Via | NYTimes.
Notícias relacionadas:
Comentários
Finally, an issue that I am passionate about. I have looked for information of this caliber for the last several hours. Your site is greatly appreciated.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!