Google deverá revelar informação dos comentários de um vídeo
Normalmente, fazer críticas na Internet costuma ser muito fácil, mas isso não quer dizer que possa ficar impune, sobretudo se a crítica é sobre uma pessoa que está disposta a se defender. A Corte Suprema de Nova York deu ao YouTube um prazo de quinze dias para que revele a informação dos comentários realizados em um vídeo do popular serviço.
Tudo isto começou quando uma ou várias pessoas fizeram comentários difamatórios em um vídeo protagonizado pela ex-modelo Carla Franklin, incluindo alguns insultos. O vídeo ainda está disponível no portal, mas de forma privada.
Seu advogado levou o caso até os tribunais em Agosto e estes solicitaram que o Google revele a informação da qual dispõe sobre estas pessoas.
David Fish, o advogado, assinalou que acham que pode se tratar de uma pessoa fazendo se passar por três diferentes, com o único objetivo de difamar a sua representada para prejudicá-la profissionalmente. Inclusive diz ter certa ideia da pessoa que fez os comentários, mas esperam ter a informação revelada pelo YouTube para proceder a realização de um processo desta pessoa.
Independentemente do que possa acontecer neste caso em particular abre um precedente sobre este tipo de casos nos Estados Unidos. Em qualquer caso isto é um pequeno aviso para as pessoas que costumam fazer um mau uso da Internet e recorrem ao insulto ou a difamação aproveitando-se do anonimato proporcionado pela rede.
Pessoalmente continuo achando positivo o aspecto de anonimato e neutralidade da rede apesar dos trolls que insistem na perseguição pessoal, mas não posso negar que comentários com nome e sobrenome dão muito menos serviço e incomodação. Em qualquer caso, devemos ser conscientes que a possibilidade do anonimato não nos dá direito de sair aí pela rede insultando e desmerecendo todo mundo.
Via | The Next Web.
Notícias relacionadas:
- Ex-relacionamento on-line. Também dá cadeia. (insulto)
- GeoHot responde a Sony com um rap (insulto)
- Justiça francesa multa Google porque Google Maps é gratuito (justica)
- O altruísmo e o senso de justiça aparecem antes de aprendermos a falar (justica)
- Essa é uma boa maneira de contornar a violação de direitos autorais (youtube)
- Space Oddity de Chris Hadfield volta ao YouTube depois de acordo com David Bowie (youtube)
- Como é o processo de fabricação de um disco de vinil (processo)
- A criação de um Steinway (processo)
- A moderação dos comentários no New York Times não é bolinho não (comentarios)
- As resenhas deste celular indicam que ele foi pensado para ser camuflado no reto (comentarios)
- Falar pelos cotovelos na Internet pode trazer sérias consequências (anonimato)
Comentários
Quanto a neutralidade eu sou a favor, quanto ao anonimato, sou contra! Ja me rendeu muita dor de cabeça!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!