Oracle e IBM comprometem-se a tornar o OpenJDK a principal plataforma Java
A Oracle vem fazendo o impossível para piorar sua imagem corporativa e parecia que o soberbo Larry Ellison (fundador e CEO) não via problema algum em manter o silêncio à medida que cada produto open source da Sun Microsystems deixasse de ter apoio oficial produzindo um fork.
Ainda que os problemas já existissem desde há alguns anos, a situação piorou com a aquisição da Sun por parte da Oracle e um dos maiores temores é quanto ao futuro do Java, já que a única coisa que a Oracle fez neste ano foi processar o Google, prorrogar o lançamento do Java 7 e mudar o local da conferência anual e internacional de programadores para um hotel mais econômico.
Por isso é que gostei desta notícia veiculada ontem, dando conta que a Oracle realizará um trabalho conjunto com a IBM -candidata a compra da Sun e uma das companhias que mais utilizam Java no mundo-, no OpenJDK, a versão livre da plataforma Java. Ambas empresas se comprometeram então a participar da comunidade e desenvolver um ambiente Java completamente livre. Hasan Rizvi, vice-presidente da Oracle, disse:
- "A comunidade é vital na evolução da plataforma Java, motivo pelo qual a colaboração entre Oracle e IBM tem como meta o desenvolvimento do OpenJDK como a principal plataforma de desenvolvimento de Java SE."
E por outro lado, Rod Smith, vice-presidente de novas tecnologias de IBM, acrescentou:
- "IBM, Oracle e os demais membros da comunidade trabalharemos de maneira conjunta no OpenJDK para acelerar a inovação. Deste modo, ademais, estamos dando um sinal às empresas, assegurando que podem confiar que a comunidade continuará brindando tecnologias inovadoras, flexíveis e abertas."
Tudo muito lindo, como deve ser um anúncio deste estilo. Mas a verdade é que ante todos os temores que existem na comunidade de programadores, isto pode ser exatamente o que precisam. Um sinal de que os principais responsáveis se unem no desenvolvimento da plataforma e junto à comunidade, contrariamente ao que aconteceu no caso do OpenSolaris e OpenOffice que foram relegados. Não estão cedendo todos os direitos do Java a uma Fundação, como todos os envolvidos solicitam há muitos anos, mas já é um passo, um sinal.
Um sinal, que chega menos de uma semana após a resposta do Google, de que a Oracle não se fecha ao mundo senão que está pensando em trabalhar não somente com a comunidade, senão com um de seus principais competidores no desenvolvimento de uma plataforma open source. Pessoalmente, fiquei bastante surpreso.
Via | Oracle Press Release.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!