Segundo um estudo independente, Firefox tem o melhor filtro de sites maliciosos
A segurança é algo muito importante na Internet e nosso navegador favorito também tem que estar preparado nesse aspecto. O site Hispasec realizou de forma independente, um estudo para provar a segurança contra alguns sites fraudulentos, nos navegadores mais populares: Internet Explorer, Firefox, Chrome e Opera.
O estudo foi muito simples. Tentou-se acessar a 20.623 sites maliciosos a partir de diversos navegadores. Para isto, cada navegador tem diversos métodos de proteção, entre os quais, a mais comum é a "lista negra de lugares fraudulentos", onde cada navegador tem uma espécie de repositório de webs maliciosas que bloqueia.
Dos 20.623 sites maliciosos, Firefox bloqueou 35.08% (7108), Chrome 32.76% (6639), Internet Explorer 25,39% (5.114) e Opera 8,34% (1690). Isto é, Firefox -seguido muito de perto pelo Chrome- é o navegador que mais sites bloqueou, enquanto o Opera é o pior dos quatro.
Segundo o relatório, todas as URLs foram detectadas como maliciosas por algum dos navegadores. Mas então, qual é o problema? Por que há tanta diferença nos dados? O problema está, claramente, na escassa ou nula predisposição de algumas das partes para trabalhar em conjunto. Por exemplo, costuma acontecer que as URLs maliciosas detectadas pelo Firefox não sejam detectadas pelo Internet Explorer ou Opera e vice-versa. Se existisse um filtro universal, criado e mantido por todos os navegadores do mercado seguramente a situação melhoraria para todos.
Conclusão final: nenhum dos navegadores tem uma proteção efetiva contra sites fraudulentos, não se fie em nenhum deles. O melhor mesmo é ter instalado um bom anti-vírus atualizado no seu PC.
Via | Hispasec.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!