Andre Geim: o físico que ganhou o Ig Nobel e o Nobel
Se achavam que o caso de Sandra Bullock -- ganhadora do Oscar e do Razzie no mesmo ano -- era único, esperem para conhecer a história de Andre Geim. O comitê selecionador na Real Academia Sueca de Ciências acaba de anunciar Geim, junto com seu colega Konstantin Novoselov, como ganhadores do Prêmio Nobel de Física por seu trabalho com o grafeno. No entanto, chama a atenção que apenas há uma década, Andre teve a duvidosa honra de ganhar o prêmio Ig Nobel.
Há dez anos, Andre Geim recebeu este prêmio -também na categoria de Física- pelo uso de imãs para fazer rãs levitarem. Cabe lembrar que o Ig Nobel reconhece todas essas pesquisas que soam como um assunto engraçado ou bizarro, ainda que muitas vezes, têm uma profundidade bastante séria.
Geim não é o primeiro que tem esta honra. Bart Knols ganhou o Ig Nobel em 2006 no ramo de Entomologia, graças a uma pesquisa que demonstrou que a fêmea do mosquito da malária é atraída da mesma forma tanto pelo cheiro de um queijo Limburger como pelo chulé dos pés humanos. Um ano antes, Knols fazia parte das centenas de empregados da Agência Internacional de Energia Atômica que foram reconhecidos com o prêmio Nobel da Paz.
De modo que não descartem os ganhadores do Ig Nobel deste ano só porque suas pesquisas soem ridículas. É provável que entre tanta excentricidade científica, algum gênio está ocultando sua disciplina só esperando a oportunidade de emergi-la. Façam suas apostas, que o o motivo de riso de hoje talvez seja motivo de aplausos amanhã.
Notícias relacionadas:
Comentários
O mundo precisa de mais gênios como esses que fazem rãs levitarem, e não rostinhos "bonitos". Não querendo ser Troll, porém já sendo. ¬¬.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!