Ganhadores do prêmio Ig Nobel 2010
Os prêmios Ig Nobel, paródia do Prêmio Nobel, são entregues a cada ano a dez descobertas científicas que primeiro fazem as pessoas gargalhar e depois levam a pensar. É organizada pela revista Annals of Improbable Research (AIR) e é celebrada no Sanders Theatre, da Universidade de Harvard.
O objetivo, segundo seus próprios organizadores é celebrar o inusual, honrar o imaginativo e estimular o interesse de todos pela ciência, a medicina, e a tecnologia. A cerimônia é sempre celebrada no início de outubro e este ano não foi a exceção. Os ganhadores dos prêmios Ig Nobel de 2010 são:
- Engenharia: para Karina Acevedo Whitehouse e Agnes Rocha Gosselin da Sociedade de Zoologia da Grã-Bretanha e Diane Gendron do Instituto Politécnico Nacional do México por encontrar uma nova forma de estudar doenças respiratórias nas baleias, voando com um helicóptero a controle remoto sobre o animal quando este vem à superfície para coletar os mucos em bandejas localizadas na parte inferior da nave.
- Biologia: para Min Tan do Instituto Entomológico de Guangdong e Gareth Jones da Universidade de Bristol por descobrir e documentar cientificamente que os morcegos da fruta fazem sexo oral, demonstrando que os humanos não são os únicos a fazê-lo.
- Paz: para Richard Stephens, John Atkins, e Andrew Kingston da Universidade de Keele por confirmar que falar palavrões alivia a dor produzida por um golpe.
- Química: para Eric Adams, Scott Socolofsky, Stephen Masutani e BP por desacreditar a antiga crença que a água e o azeite (se referindo ao petróleo) não se misturam.
- Medicina: a Simon Rietveld da Universidade de Amsterdã e Ilja van Beest da Universidade de Tilburg por descobrir que os sintomas da asma podem ser tratadas com uma volta na montanha russa.
- Física: para Lianne Parkin, Sheila Williams, e Patrícia Priest da Universidade de Otago por demonstrar que as pessoas escorregam e caem menos no gelo se usarem meias por fora de seus sapatos.
- Economia: aos executivos e diretores da Goldman Sachs, AIG, Lehman Brothers, Bear Stearns, Merrill Lynch, e Magnetar por criar e promover novas formas para investir dinheiro, formas em que se maximiza os benefícios financeiros e se minimiza o risco econômico para a economia mundial ... ou algo assim.
- Administração: para Alessandro Pluchino, Andrea Rapisarda e Cessar Garofalo da Universidade de Catania por demonstrar matematicamente que as organizações seriam mais eficientes se promovessem os funcionários de maneira aleatória.
- Saúde Pública: para Manuel Barbeito, Charles Mathews, e Larry Taylor do Escritório de Saúde e Segurança Industrial por determinar por meio de experimentos que os micróbios preferem cientistas com barba.
- Planejamento de transportes: para Toshiyuki Nakagaki, Atsushi Tero, Seiji Takagi, Tetsu Saigusa, Kentaro Ito, Kenji Yumiki, Ryo Kobayashi, Dan Bebber e Mark Fricker por determinar um rota otimizada de vias férreas usando fungo mucoso
Notícias relacionadas:
Comentários
Disparado saude publica! Que coisa util! Não sei como vivi até hoje sem saber disso!
Top de linha!
legalllllllllllllllllllllllllll
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!