Filme colorido de 1922
Os dois grandes filmes que marcaram a transição do cinema preto & branco para o colorido foram "O mago de Oz" -que começava em p&b para passar à cor quando Dorothy chega ao mágico mundo de Oz- e o emblemático e premiadíssimo "O vento levou", ambos lançados em 1939.
Por suposto antes fizeram algumas tentativas de projetar imagens em movimento coloridas, muitas vezes por procedimentos tão artesanais como pintar a mão fotograma a fotograma. Hoje vou mostrar alguns testes realizados uma década antes dessas estreias nos quais a Kodak testava seu filme Kodakchrome.
Pode até parecer algo meio aborrecido para nossos olhos do Século XXI -eu achei fabuloso-, mas todo um avanço em um momento em que a indústria do cinema se encontrava dando seus primeiros passos. De fato, a partir destes testes ainda teriam que esperar mais de uma década para levar a cor até a grande tela.
Estas imagens são uma viagem no túnel do tempo para 88 anos atrás, uma viagem até o momento em que a memória sempre desenhou as páginas dessa época em preto & branco e nos mostram o que então era ainda um sonho que hoje é algo tão quotidiano.
Via | Boing Boing.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!