As pessoas que estão nos polos giram como um pião?

LuisaoCS

Pião

Se repararmos em um pião girando, veremos que suas diferentes partes giram todas ao mesmo tempo, mas com diferentes velocidades, pois os pontos situados na parte mais larga, ou seja, próxima do equador, têm de percorrer uma maior distância no mesmo tempo que aqueles situados nos polos.

Pensemos agora na Terra: todos os pontos da superfície forçadamente têm de realizar uma volta completa a cada vinte e quatro horas, e esta regra se cumpre tanto para uma pessoa que esteja situada no Polo Norte como para outra que se encontra no Equador, porque a Terra se move como uma peça apenas.

Uma pessoa situada no Equador é arrastada a razão de mil e seiscentos quilômetros por hora; enquanto outra que está localizada exatamente no Polo Norte ou no Sul, ou seja, em um dos extremos do eixo da Terra, não faria senão dar a volta completa sobre si mesma a cada vinte e quatro horas, isto é, no mesmo espaço de tempo no qual o habitante do Equador percorre 38,4 mil quilômetros.

De maneira que conquanto nos polos uma pessoa giraria como uma piorra, em realidade não se daria conta, dada a lentidão do movimento.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!