4chan realiza ataques DDoS a organizações antipirataria
Faz algumas semanas, a companhia AiPlex Software, não muito conhecida mas com uma ativa política antipirataria, reconheceu que costumam fazer ataques de negação de serviço contra os trackers de torrents que não cooperam com eles na luta contra a pirataria. Executivos logo tentaram negar estas declarações, mas ai já era tarde demais.
A comunidade mundial não gostou nem de um pouco do fato de que uma companhia pudesse estar realizando um ataque DDoS ao The Pirate Bay, um dos pilares mais conhecidos do peer to peer. Convenhamos ademais que não é uma prática digna de uma empresa que luta contra a ilegalidade.
Assim que li a notícia no Herald australiano, já imaginei que não ia ficar barato e que o contra-ataque não ia demorar. Pois não estava errado, depois de organizado e planejado nos fóruns anônimos do 4chan -onde mais podia ser?-, um usuário anunciou um ataque do mesmo tipo contra o site da AiPlex, que "abriu o bico" em poucos segundos.
Mas este era um objetivo fácil, motivo pelo qual também se propuseram um ataque em massa à MPAA -uma das associações mais ativas internacionalmente quanto à luta contra a pirataria e a defesa da indústria cinematográfica-. Sendo um alvo mais complicado, o usuário deixou na mesma mensagem o IP onde o site estava hospedado. Foram necessários poucos minutos para derrubar o site que ficou horas offline até mudar o IP para poder voltar.
Ainda como parte da Operação Vingança ("Operation Payback") os usuários, chateados com as companhias e organizações que chegam a extremos de mandar fechar trackers e blogs e iniciam ações legais contra os responsáveis, planejaram um novo ataque ontem, desta vez dirigido à RIAA, o equivalente da indústria fonográfica norte-americana. Mal fiquei sabendo da notícia, tentei entrar no site e adivinhem que não consegui.
Estamos ante uma nova modalidade de protesto? Praticamente não há maneira de evitar um ataque DDoS sem um mínimo de consequências e exatamente por isso ele é odiado por todo webmaster.
E o grande problema para os órgãos antipiratara é que não podem fazer nada contra o 4chan, e ainda que o consigam , os usuário se reuniriam em outra parte, como os canais de IRC. É impossível evitar. Panda Security, em um artigo no qual falava dos ataques, considerara o fato como "o futuro dos protestos cibernéticas". Sinceramente, não gosto nada disso.
Notícias relacionadas:
Comentários
Muito legal. Queria ter participado dos ataques.
Não sou um dos que valorizam a pirataria, mas não sobra outra opção quando a indústria trata você, que quer pagar legalmente, como um idiota.
Eu mesmo, depois que encontrei o Steam, nunca mais precisei baixar jogos piratas. Por outros lado, é impossível comprar música que preste ou filme.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!