O avô dos receptores GPS

LuisaoCS

O avô dos receptores GPS

A questão aqui não é a de comparar este monstrengo com os receptores GPS miniaturizados atuais, mais precisos e bem mais acessíveis, porque não faz sentido. Na verdade prefiro que esta nota seja mais uma homenagem aos pioneiros da geo-localização.

Esta máquina, que no conjunto todo pesava 91 kg, devia ser transportada ao local onde seriam realizadas as medições, graças a um automóvel de grande porte ou, em muitas ocasiões, no interior de um helicóptero.

Devemos levar em conta que o Macrometer V1000 -que ademais foi o primeiro receptor GPS adquirido pelo NOAA-, tal e como se conhecia, foi comercializado em 1982, quando o Sistema de Posicionamento Global pouco era conhecido fora do âmbito militar. Seu preço era tão espantoso como seu peso, pois uma unidade podia custar cerca de 200.000 dólares (342 mil reais).

Os primeiros receptores GPS construídos ao longo dos anos setenta unicamente tiveram utilidade para testar o sistema de posicionamento por sinais de satélite, sob controle militar. Uma dessas unidades, desenvolvida pela Stanford Telecommunications, Inc. e denominada STI-5010 converteu-se no primeiro receptor GPS em ser comercializado, mas realmente foi o Macrometer V-1000, desenvolvido pelo MIT e vendido pela Litton Aero Service, que teve a honra de ser considerado como o primeiro receptor criado e vendido para aplicações civis.

Via | unb.ca.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!