Mídia online superou jornais impressos ontem

LuisaoCS

Gráfico de mídia online superando jornais impressos ontemOs jornais em papel estão condenados a morrer? Qual o tempo da sobrevida? A discussão está mais viva do que nunca. Deixando de lado as opiniões mais extremas, todos sabemos que é muito provável que cada vez mais os jornais impressos vão procurando e encontrando seu novo e próprio nicho, de um modo similar ao descrito por Neal Stephenson em Diamond Age, novela na qual só a classe alta lê o Times em papel devido ao alto custo do material e para diferenciar-se do resto da humanidade, que só lê as notícias on-line.

A verdade é que os números não deixam de diminuir para os meios impressos. Segundo um estudo da Pew Research Center realizado nos Estados Unidos, ontem foi o primeiro na história que mais pessoas passaram a se informar mediante a mídia de notícias on-line que por jornais convencionais.

Como é possível ver no gráfica, os meios digitais empataram com o rádio em 34%, superando os diários, que baixaram para 31% e segue deslizando pirambeira a baixo. A televisão mantém-se, longe, no primeiro posto, mas ao se manter esta tendência da taxa de crescimento por parte dos meios on-line a questão pode mudar a médio prazo. De todas as formas, com a televisão do futuro, o streaming e o GoogleTV, a linha que separa a televisão e os meios digitais pode ser muito difusa ou inclusive deixar de existir.

E quanto a imprensa tradicional, se olharmos o gráfico em detalhes é possível notar que no princípio da década de 90, 56% das pessoas assegurava se informar através dela. O rádio, um modo de informação também em completa decadência e antigo, mas que já se renovou algumas vezes, também vem mantendo uma queda similar, ainda em tempos anteriores à massificação da internet, motivo pelo qual poderíamos dizer que a decadência destas mídias não se deve exclusivamente a internet senão também à televisão, à era da informação, na qual é demais esperar o dia de amanhã para ter uma opinião -completamente subjetiva com matizes de um pacato objetivismo-.

E como uma última palavra quanto à luta futura entre a internet e a televisão pelo domínio da informação, de acordo ao mesmo estudo 21% dos adultos norte-americanos ainda não utilizam internet, pelo que nosso mídia favorito pode seguir crescendo, mas permanecerá ainda um bom tempo no segundo posto atrás da caixa de fazer bobos.

Via | TechCrunch.



 

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