A luz azul pode prevenir o suicídio?
Iluminar as ruas com luz de espectro azul em vez de branca, laranja ou amarela poderia reduzir tanto o número de suicídios como o de crimes cometidos. Ainda que não existam estudos científicos suficientes que o confirmem, diversas cidades decidiram pôr a prova esta medida.
Por exemplo, a empresa de Ferrovias japonesa Central Nippon Expressway Co começou a instalar no ano passado no Japão painéis tipo LED para projetar luz de cor azul em suas plataformas, com o objetivo de fazer as pessoas desistirem de tentar o suicídio lançando se às vias férreas. E seus responsáveis asseguram que, por enquanto, a medida reduziu em até um 20% a taxa de suicídios.
Por outra parte, na cidade de Glasgow, na Escócia, decidiram há alguns anos iluminar certas ruas com tons azuis, uma medida que, segundo a polícia local, gerou um descenso de 9% nos crimes cometidos nessas zonas em relação ao resto da cidade.
Apesar destes resultados, Tsuneo Suzuki, professor da Universidade de Keio (Japão) assegura que, conquanto vários estudos científicos demonstram que o azul tem um efeito calmante sobre as pessoas, daí a afirmar que pode dissuadir alguém de cometer um crime ou de se suicidar há um grande passo.
Via | Seattle Times.
Notícias relacionadas:
Comentários
Bom creio que LED alem de durar bem mais q a lampada convencional praticamente n queima sua economia de energia e bem menor tambem então não custa nada usa ao contrario e unir o util ao agradavel.
hm, luzes azuis me deprimem :p
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!