Os avôs do iPod
Muito antes do que imaginamos, uma série de gadgets construídos a partir de 1920 permitiam a nossos avôs e avós levar consigo e escutar sua música preferida em qualquer lugar, sem a necessidade de arrastar consigo a sanfona, a orquestra completa ou o coro da cidade. Bastava simplesmente levar consigo um gramofone de bolso como este mostrado na imagem.
Uma série de gramofones ultra portáteis e desmontáveis começaram a aparecer na década de 1920. O gramofone portátil Colibri, ilustrado aqui, foi um dos menores: quando estava fechado ocupava pouco mais de 10 cm.
O aparelhinnho era fabricado na Bélgica e reproduzia discos de 30 cm, ainda que devido a seu pequeno prato era necessário fixar o disco com uma porca de pressão antes de reproduzi-lo.
Outro modelo de gramofone de bolso foi o "Peter Pan", ligeiramente maior que o anterior e do qual mostro este breve e curioso vídeo sobre sua montagem.
Algum modelo do Peter Pan portátil inclusive incorporava um relógio despertador que, ao chegar a hora desejada, ligava o gramofone e reproduzia o disco.
Só faltava mesmo a câmera integrada.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!