97 das 100 cidades anunciadas para o PNBL já possuem internet

Admin

Internet

A lista das 100 primeiras cidades que farão parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) foi divulgada na última quinta-feira (26) pelo presidente da Telebrás, Rogério Santanna, que informou que o plano vai contemplar internet de alta velocidade para uma população de até 14 milhões de pessoas, que devem receber o programa até o final deste ano, por preços populares.


A região Nordeste, é lógico, reúne mais da metade das cidades (58), seguida pelo Sudeste (30), Norte (6) e Centro-Oeste (6). Nenhuma no sul. A expectativa é de que, com os contratos assinados, a banda larga comece a funcionar em até 45 dias nessas regiões.

Santanna disse que espera que as empresas dessas localidades se mobilizem em parcerias com a Telebrás e que na hipótese de não aparecerem parceiros, após a divulgação da lista, abre-se aí a possibilidade de algumas cidades serem substituídas.

Como outros projetos que nunca saíram do papel, como o Fome Zero ou o PAC, o PNBL é um desses projetos ambiciosos, cujo nobre objetivo seria ampliar o número de acessos à rede mundial de computadores, mas todos nós sabemos o que acontece com a nobreza dos atos quando se mistura com a política.

Estranhamente a Telebrás decidiu divulgar a primeira lista com maioria de cidades da região Nordeste bem em meio a campanha política. Existiria alguma relação entre a campanha da ex ministra e esta lista?

Mais, segundo o IDG Now, a associação das teles afirmou que as operadoras já fornecem internet rápida para 97 das 100 cidades listadas nesta primeira fase do programa. O estranho é que se a Sinditelebrasil afirmou alguma coisa, já foi obrigada a apagar o conteúdo de seu site, pois como vemos pelo link anterior, nada consta no local.

A crítica do tal sindicato vinha acompanhado do fato da lista abranger lugares em que a média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é conjeturado médio-alto, contrariando uma das principais intenções do PNBL, a de acolher municípios com índices mais baixos.

Teríamos aqui mais um exemplo de politicalha e manipulação?


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!