Descoberto o sistema solar mais parecido com o nosso
O sistema tem pelo menos cinco planetas e um deles possui uma massa similar à terrestre. O novo sistema planetário tem similitudes com nosso Sistema Solar no referente à quantidade de planetas e as distâncias dos planetas a sua estrela seguem um padrão regular -assim como a lei de Titius-Bode-, algo que também ocorre em nosso Sistema Solar.
- "Achamos o que provavelmente seja o sistema solar com o maior número de planetas descoberto até agora", disse Christophe Lovis principal autor do estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.
A lei de Titius-Bod relaciona a distância de um planeta ao Sol com o número de ordem do planeta mediante uma regra simples. Matematicamente trata-se de uma sucessão que facilita a distância de um planeta ao Sol.
Segundo o informado pelo Observatório Europeu Austral (ESO) a estrela em questão foi denominada HD 10180 e se encontra a 127 anos luz de distância na constelação austral de Hydrus.
Os cinco planetas detectados são grandes de um tamanho similar ao de Netuno e orbitam a estrela com períodos que variam desde 6 até 600 dias terrestres.
- "Também temos boas razões para pensar que há outros dois planetas presentes", disse Lovis. Um destes planetas seria similar a Saturno -com uma massa mínima de 65 massas terrestres- orbitando em 2.200 dias.
Via | Discovery News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Quem sabe não é esse aí o planeta que Stephen Hawking diz que devemos colonizar?
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!