Programa Fator X melhora as vozes de seus participantes digitalmente

LuisaoCS

Tela do Auto Tune

A apresentação do vídeo mostrado abaixo corresponde a participante da versão britânica do programa Fator X -uma vertente do ídolos-, Gamu Nhengu, e se você se detiver um pouco a escutar a voz da garota, vai se dar conta de que o áudio tem mais retoques digitais que o disco da Lady Gaga. Até que ponto isto é lícito?


Parece um pouco absurdo que em um concurso onde realmente o que se busca é encontrar o melhor cantor, "enganem" o telespectador com uma versão melhorada do que realmente os participantes são capazes de fazer.

Não é novidade alguma de que a maioria, senão todos, de cantores "profissionais" já tenham usado alguma vez o mesmo recurso, o Auto-Tune, mas me parece exagero usar tal recurso em uma competição que julga o talento para cantar de seus participantes. Lógico que este processador de áudio não tem a capacidade de converter a voz do Tiririca na de Agnaldo Rayol, mas pode sim tornar a voz mais agradável e sobretudo dissimular graves falhas de afinação.

Eu fiquei um pouco decepcionado com esta novidade e devo confessar que a partir de agora sempre ficarei em dúvida se estes participantes virtuosos que de vez em quando aparecem aí pelo mundo são mesmo talentosos ou se são somente o resultado de uma edição digital mentirosa de sua voz para que tudo pareça um show.

Via | Wired.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!