Há 15 anos do Windows 95
Vamos parar só alguns minutos para olhar para atrás e lembrar com nostalgia do lançamento deste OS. Porque ainda que hoje sejamos conscientes de todas as sua limitações existentes, o Windows 95 foi um marco na história do software e um passo chave na evolução do Windows. Hoje completam 15 anos desde seu lançamento e a forma na qual mudou a interface e o uso da família de sistemas operacionais da Microsoft.
A popularidade do Windows 95 foi tal que em apenas 2 anos conquistou 70% do mercado, e foi um marco no uso de sistemas com uma interface gráfica mais amigável e ao mesmo tempo com mais possibilidades de ação. Um ponto intermediário necessário entre o rústico Windows 3.x e as versões cada vez mais "a prova de tontos" dos seguintes Windows.
Foi ali que surgiu o Menu Iniciar, mantido até hoje -ainda que modificado-. Foi uma grande mudança de paradigma para a Microsoft, que apostou com tudo para lançá-lo. Como dado curioso, pagaram 2 milhões de dólares em licença para poder usar a canção "Start Me Up" dos Rolling Stones para a publicidades. Também foi a primeira edição do Windows a suportar o Internet Explorer; e com esta ação, começaram as demandas antimonopólio.
Alguns dados que talvez não saibam (ou não recordem) incluem que o sistema podia ser instalado mediante o uso de 13 disquetes -ainda que também tinha uma versão instaladora em CD, caríssimos então- e que na versão OSR2 (OEM Service Release 2) incorporou o sistema de arquivos FAT32, além do primeiro vislumbre da então inovadora USB.
Apesar de que hoje seja considerado como algo muito básico, o Windows 95 nos permitia experimentar um pouco mais com os arquivos e programas, tocar, romper, mexer, arranjar e dessranjar o SO sem controle de contas de usuários, já que ele não nos advertia do perigo de fazê-lo. Resultado: todo mundo que o usava conseguiu travá-lo pelo menos uma vez, com a necessidade da demorada instalação via malditos 13 disquetes. É a lembrança mais terna que tenho dele: o baldinho de lixo cheio de disquete estragado e aquele barulhinho chato do drive lendo os discos à exaustão. ;-)
Notícias relacionadas:
Comentários
bons tempos... que espero que não voltem rs
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!