Os mineiros também amam Nikola Tesla
Esta tarde, lendo Science Now descobri o enésimo motivo pelo qual admirar Nikola Tesla. No artigo contam que após uma tragédia em uma mina dos Estados Unidos, um engenheiro aposentado da Lockheed Martin Corp escreveu uma carta a seus ex-chefes perguntando se conheciam alguma tecnologia sem fio que permitisse comunicar com mineiros presos a centenas de metros sob a rocha.
Finalmente os engenheiros de Lockheed Martin encontraram uma, ainda que muito antiga e baseada em uma ideia do gênio sérvio: um gerador de ondas magnéticas.
Basicamente o dispositivo é um eletroímã -ativado por corrente alternada tradicional ou mediante baterias- que faz correr a eletricidade através de um cabo enrolado em um cilindro de metal. Isto cria um campo magnético inócuo e de baixa energia que se estende até 500 metros. Mais que suficiente para a comunicação em 85% das minas subterrâneas dos Estados Unidos com o pessoal da superfície -que obviamente contaria com outro aparelho idêntico-.
Já em 1890 Tesla experimentou este conceito como uma possível alternativa ao telégrafo sem fios de Marconi, mas o relativamente baixo alcance dos sinais e os altos níveis de ruído gerados pela máquina, fizeram-no pouco prático.
No entanto nas minas esse baixo alcance parece suficiente, e hoje em dia os problemas de ruído foram solucionados graças ao software desenvolvido para atenuar sinais indesejados nos telefones celulares.
O aparelho, que foi batizado MagneLink permite mediante a modulação das ondas magnéticas transmitir mensagens de texto ou de voz. Cada máquina pode operar ao menos 24 horas com uma bateria de 12 volts, e inclui um fone de ouvido e uma tela para enviar mensagens. Dado o baixo nível energético que precisa para operar, não é perigoso à hora de produzir faíscas (o grande inimigo do grisu).
Já iniciaram os testes ma minas de carvão da Pensilvânia, e na opinião dos mineiros, o ideal seria dotar cada galeria com um destes aparelhos para que em caso de uma demolição, a informação fluísse entre equipes de resgate e trabalhadores presos.
Algo me diz que esta velha ideia de Tesla "revisitada", será muito bem acolhida pelos trabalhadores das jazidas de mineradoras de todo o planeta.
O velho Nikola nunca deixa de nos surpreender.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!