O fanboyzismo e os envolvimentos no uso da tecnologia

LuisaoCS

Fanboy consoles

Fanboy é uma palavra que está muito em moda ultimamente e que não é mais que uma pequena definição de uma das coisas mais naturais e enraizadas na sociedade há muito tempo. Fanboy é uma forma de agrupar pessoas dentro de um mesmo coletivo assim como os urubus, torcedores do Flamengo; os tifosi, torcedores da Ferrari ou; ou os bambis, torcedores do São Paulo ;-).


No âmbito tecnológico, fanboy é utilizado para designar os fanáticos pela Apple, fandroids da Android, mas também há os de Google, Microsoft, Linux, Firefox ou do software livre. Estas palavras normalmente são usadas com uma conotação negativa, para atacar outros grupos em guerras nos quais também existe a antítese.

Acho que uma das coisas realmente incríveis que temos na atualidade no âmbito tecnológico –e em outros tantos- é que normalmente há um grande leque de possibilidades para que possamos escolher aquele mais agrade: sistemas operacionais, navegadores web, celulares videogames entre outros. É natural que alguém prefira usar os produtos/serviços de uma marca, mas não consigo entender os extremos, como atacar o resto de navegadores só porque você gosta do Firefox, demonizar o iPhone porque é um apaixonado pela Nokia ou usar mentiras para atacar a concorrência.

Em meu caso particularmente gosto muito dos serviços do Google, mas isso não significa que não os critique quando acho que estão fazendo algo errado. Tenho um MacBook e gosto do Mac OS X, mas nem por isso falo mal do Windows que tenho instalado no Desktop ou o Linux instalados nos servidores de meus sites. Não gosto muito do ecossistema da Apple e do controle que ela e principalmente seu dono quer ter sobre seus caros produtos, como por exemplo, o iPhone. Por isso voltei ao meu celularzinho que faz só aquilo que preciso: ligações telefônicas e envios de mensagens.

Acho que esta forma de usar a tecnologia permite não ficar atrelado a nenhum tipo de fanatismo, possibilitando a abertura e aceitação para o bom desenvolvimento de quaisquer das tecnologias atuais, mesmo que uma delas não lhe agrade, afinal como todos sabem gosto é que nem bunda...


Notícias relacionadas:

 

Comentários

hehehe
Muito bom, concordo com tudo!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!