Oracle processa a Google por violar propriedade intelectual de Java com Android

LuisaoCS

Oracle vs Google

Através de um comunicado de imprensa a Oracle anunciou ontem um processo contra a Google. A razão ali citada: "Ao desenvolver o Android, Google, com conhecimento de causa, infringiu direta e repetidamente a propriedade intelectual da Oracle em relação ao Java. Esta demanda busca remediar apropriadamente sua infração". E segundo diz o documento do processo:


"Android da Google compete com o Java da Oracle America como software de sistema operacional para telefones celulares e outros dispositivos. Google conhece muito bem o portfolio de patentes da Sun, incluindo as patentes em questão, desde meados desta década, já que Google contratou certos ex-engenheiros do Java da Sun."

Um dos referidos ex-engenheiros é um tal de Eric Schmidt, um dos donos da Google que ainda não fez nenhum comentário porque não recebeu formalmente a demanda e não podem fazer declarações ainda. Especula-se que as empresas já tenham tratado de chegar a um acordo neste tema, mas se isso não for verdade, a Oracle ataca por vias legais acusando a Android além de usar tecnologias derivadas de Java sem a correspondente licença, violando seu copyright, e para cúmulo, incitando outros a fazer o mesmo, já que falamos de uma plataforma open source que permite derivações. Pedem dinheiro, e que se "retire ou destrua" o trabalho criado com base no Java.

Quando recém se anunciou o desenvolvimento de Android lá por 2007, os programadores do Java na Sun Microsystems -antes de ser comprada pela Oracle, que agora encabeça o pleito- ficaram preocupados porque a implementação do Google poderia levar à fragmentação, exatamente o que aconteceu com a Microsoft na década de 90.

Eu não sei muito o que dizer sobre o assunto, mas acho que esta guerrinha de processos de patentes está se tornado meio repetitiva e tediosa. Há melhores formas, inclusive produtivas, de gerar ganhos que as batalhas legais, e melhores formas de ocupar o tempo e energia. Como empresas programadoras de software, o melhor é que se ponham a produzir novas tecnologias e deixem que a inovação flua em vez de travar patentes de ideias esperando que alguém faça algo parecido para iniciar um banquete para os advogados.

Via | Business Insider.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!