Arquivo do mês de outubro 2010

«Prev || 1 || Next»

DiscRotor, helicóptero ou avião?

LuisaoCS

DARPA são as siglas para Agência para Projetos Avançados de Pesquisa da Defesa do Exército dos EUA. Há décadas pesquisam como avançar na tecnologia de guerra e a eles devemos, entre outras coisas, a Internet, pois nasceu como método de manter a comunicação entre as diversas unidades militares em caso de conflito bélico.

Um dos projetos que estão desenvolvendo atualmente é o deste curioso helicóptero com hélices retráteis que sobe verticalmente como um helicóptero normal, mas quando desenvolve a velocidade necessária, recolhe as hélices e passa a usar os dois jatos como meio de propulsão, passando a voar como um avião.


China impõe um embargo comercial aos EUA

LuisaoCS

China impõe um embargo comercial aos EUA

Segundo o New York Times, A China deixou de enviar preciosas matérias primas para os Estados Unidos. Materiais usados, entre outras coisas, para fabricar celulares ou mísseis teleguiados. Coisas que, ao que parece, os estadunidenses gostam muito de fabricar; só que nunca se deram conta que 95% da produção mundial destes peculiares materiais está na China.

Os Estados Unidos e China estão em plena batalha econômica, e isto parece ser uma forma de pressão do país asiático. Algo assim como: "Tio Sam, nem pense em tocar minhas bolinhas senão fecho a torneirinha".


Como vender lâmpadas incandescentes dizendo que são estufas

LuisaoCS

Lâmpada incandescente

Em todo o país, lentamente, as lâmpadas incandescentes vão sendo substituídas pelas de baixo consumo. E mais cedo ou mais tarde, seguindo o que já acontece na Europa, teremos uma determinação que finalmente proíba sua venda.

O engraçado é que as leis e documentos pertinentes proibirão vender lâmpadas convencionais, mas ninguém falou de não vender dispositivos chamados "HeatBalls" (bolas de calor), que são nada mais que as lâmpadas, mas com outro nome.


Como saber o peso de uma estrela?

LuisaoCS

Como se averigua o peso de uma estrela?

Para pesar uma estrela situada a milhares de milhões de quilômetros não adiantam balanças. O astrofísico David Kipping, da Universidade de Harvard, descobriu que é possível calcular o peso exato de um astro usando uma lua.

Se a estrela tem um planeta, e este por sua vez tem um satélite, e ambos cruzam por diante da estrela, é possível saber muito desta estrela, incluindo o seu peso.

O processo não é simples. Em primeiro lugar há que averiguar a atenuação de luz do astro durante o trânsito do planeta e da lua. Deste modo são obtidas três medidas: os períodos orbitais de ambos os corpos, o tamanho relativo de suas órbitas em frente à estrela e o tamanho relativo do planeta e a lua em relação com a estrela.

- "Usando estes dados nas Leis de Kepler do Movimento Planetário podemos calcular diretamente a massa da estrela", esclarece Kipping, que faz questão de que o método só serve se existe uma lua no meio.


Lady Murphy da tecnologia

LuisaoCS

"Tecnologia é uma palavra que serve para descrever algo que ainda não funciona."

Por | Douglas Adams.


Por que um fragmento de quartzo é capaz de manter a hora certa nos relógios?

LuisaoCS

Quartzo

Apesar de que hoje em dia existem pessoas que usam o quartzo para atividades tão cotidianas como para tirar a dor de cabeça, os cientistas empregaram o quartzo para coisas mais úteis e reais: manter a hora certa em um relógio com maior precisão.

Isto é possível graças ao efeito piezelétrico do quartzo e outros cristais, descoberto em 1927 pelo engenheiro Warren Marrison da Bell Laboratories. Este efeito consiste em que, quando se comprimem ou esticam determinados tipos de cristal, seus átomos produzem um campo elétrico.


«Prev || 1 || Next»