Uma fraude chamada power balance
É até injusto colocar esta matéria na categoria chindogus, já que estes, apesar de também não servirem para nada, são criados com o intuito de fazer humor. O título também poderia ser diferente, algo assim como "Usando a pseudociência com fins lucrativos". Todos já devem ter visto alguma das pulseiras mostrada na imagem à direita, ou inclusive é bem possível, para seu azar, que use uma neste momento.
O que é uma "power balance"? Pois é... é uma pulseira feita com silicone e PET, o mesmo plástico ordinário usado pelas garrafas de refrigerante, ainda que costumam publicitá-la como feitas com MYLAR, que é o nome dado ao filme de PET, para que pareça que você está usando algo no mínimo parecido à kriptonita, mas não, é plástico e do pior.
No miolo da tal pulseira, um holograma que, segundo seus criadores, vibra em uma frequência benéfica procedente de materiais naturais conhecidos que passa a seu corpo "restaurando" o equilíbrio eletromagnético e alinhando a frequência de suas células com as da pulseira. Há ligeiras variações de como o holograma funciona, mas em essência é essa "baboseira".
E daí, o que acontece quando se usa a pulseira? Pois basicamente você se converte em um super-homem. Segundo seus vendedores este pedaço de plástico inerte tem a capacidade de melhorar a força e a energia, o equilíbrio, a resistência, o tempo de recuperação, a flexibilidade, a concentração e ao mesmo tempo reduzir o estresse, as lesões, a fadiga e um monte de outras coisas mais.
Imagine só que você está dentro de um RPG, pois bem... a pulseira é o dispositivo que suscitaria um +10 em todos esses campos. Mas também suporia um +100 em estupidez porque obviamente acreditar que o uso de um holograma no pulso pode gerar super poderes é o mesmo que supor que o holograma de meu VISA, que tem um pombo, permitiria sair voando pela janela como o Superman.
Não critico seu efeito placebo, mas se alguém ingenuamente tem a necessidade de crer em algo, pois que corte um anel de uma garrafa de refrigerante e coloque no pulso, o efeito vai ser o mesmo.
A fraude custa 150 reais em média, de modo que neste momento os criadores do invento devem estar em um iate de cinco andares rumo a Bahamas enquanto perco meu tempo tentando acreditar que uma pessoa, que saiba somar 1+1, possa acreditar nos poderes de um falso produto só porque alguém teve a feliz e ladina ideia de associá-lo com palavras como eletromagnetismo, frequência, ressonância e célula. Ingenuidade tem limite!
Notícias relacionadas:
Comentários
Es verdad que funciona. Yo una vez me la puse y podía volar!
En serio, en los 80 teníamos las que eran abiertas con dos bolitas en sus extremos y hechas de metal, también jugaban vilmente con el magnetismo de nuestros cuerpos.
Yo al final optaré por meterme un imán de algún altavoz viejo en el bolsillo que sale más barato xD
para todos los creyentes imbeciles hay algo que se llama CHARLATANERIA.
Alguém que usa power balance falando em ignorância não seria redundância? :-)
Dizem que estão fazendo uma queima destas porcarias no ML, na compra de uma pulseira o usuário leva de graça uma porção de capim. Kkkk
Eu me nego a acreditar que alguém possa crer nessa fraude tremendamente grotesca. O fabricante se vale do efeito placebo para convencer imbecis que creem em tudo que ouvem, quanto menor o grau cultural, mais o efeito placebo funciona.
E o pior de tudo é que algum espertalhão que conhece superfluamente de mecânica quântica inventou esta besteira e um bando de coitados foi atrás. Basta uma pequena leitura de de Heisenberg para desmitificar esta fraude burlesca.
Parabéns Luisão por não ficar indiferente a estas canalhices comerciais.
P.S.: Vocês sabiam que a venda deste produto vai ser proibida na Europa?
Hahahahaha
seus comentários são descritos de uma maneira hilária e muito talentosa.
Vejo que vc tem futuro para a escrita, rapaz.
Porém prova da ignorancia ao criticar algo sem saber, ou mesmo sem ter testado. Se o fez, não explicitou em seu engraçadíssimo texto o feito.
Já experimentei a pulseira e percebi sim coisas difrentes, principalmente quanto ao meu equilíbrio.
Tenho um parente que a usa, e diz que seus efeitos são sim benéficos. Muito embora não se possa mensurar ou provar.
De qualquer forma, vc escreve muito hilariamente. Ri demais com a analogia ao holograma do cartão VISA
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Haha, bem dessa... Mas realmente, acaba fazendo bem em forma de efeito placebo... E pare de bancar o moralista, Admin... Se você tivesse pensado nisso antes, estaria num iate uma hora dessas também! :)
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!